A faculdade de veterinária e o conselho municipal da cidade de Maputo mais uma vez unem esforços no combate contra a raiva em cães e gatos no âmbito das estritas relações entre estas duas entidades na matéria de segurança da saúde pública.
A raiva é uma doença causado por vírus que afecta animais domésticos, selvagens e humanos, esta é transmitida através da mordedura ou por arranhaduras seguida de lambedura de animais contaminados. Em Moçambique a doença vem dizimando vidas principalmente na cidade de Maputo, Zambézia e Nampula, portanto, uma vez o animal ou homem infectado geralmente o desfecho é fatal.
“Em virtude do papel social da Faculdade de veterinária na garantia da saúde pública e dos animais, junta-se novamente a esta causa, sendo esta actividade praticada de forma tradicional desde anos atrás”, destacou a Directora da Faculdade de veterinária Catarina Nhampossa, “não somente em campanhas de vacinação mas também na educação cívica da população sobre os perigos da raiva através do um grupo teatral organizado pelo Núcleo de Estudantes da Veterinária”, acrescentou. Entretanto a Directora do Centro de Extensão veterinária (CEVET) Quintília Nicolau pede a participação de estudantes do curso de medicina veterinária desde o segundo ano em diante a juntarem-se a mesma causa na campanha que ira decorrer entre 30 de Março a 30 de Maio do ano corrente.
Em nossa fonte, estudantes contactados mostraram-se disponíveis novamente a fazer parte desta campanha motivados por estarem a contribuir na segurança da saúde pública, pedindo a quem de direito que a campanha não se limita-se somente a cidade de Maputo, considerando que a faculdade de veterinária é para todo Moçambique e vidas em outos pontos do país têm sido ceifadas por uma causa passível de prevenir.
Na mesma senda o chefe do departamento de tecnologias e informação da faculdade Dr. Zeiss Lacerda, garantiu que será envidado todo esforço para manter a informação através dos canais de informação em uso na faculdade.
Mais uma vez são convocados todos criadores de cães e gatos residentes na cidade de Maputo a aproximarem-se mais uma vez aos centros montados para a campanha de vacinação nos círculos dos bairros.