Produção Animal
- Apresentação
O sector agrário é um dos mais importantes de Moçambique, contribuindo com cerca de 25% para o Produto Interno Bruto (INE, 2007) e compondo aproximadamente 20% das exportações (FAO, 2006). A pecuária, apesar de representar apenas 10% do produto agrário nacional, constitui a mais importante reserva de capital das famílias rurais, dando um contributo significativo nos seus meios de sustento e na segurança alimentar.
Os desafios mais importantes do sector agropecuário são o aumento da produção e produtividade, o uso de tecnologias melhoradas, a disseminação e adopção das mesmas, a prevenção das calamidades naturais, o escoamento de produtos das zonas de maior produção para as deficitárias, o acesso ao mercado de insumos, a transformação da agricultura de subsistência em agricultura orientada para o mercado e a adição de valor aos produtos através do agro-processamento.
O curso de Mestrado em Produção Animal permite ampliar e especializar os conhecimentos dos profissionais directamente ligados a este ramo das ciências agrárias, e capacitá-los para melhor lidarem com os desafios de desenvolvimento do sector agropecuário.
O Mestrado em Produção Animal foi introduzido em 2012 de acordo com Quadro Nacional de Qualificações do Ensino Superior (Decreto 30/2010) e ao Regulamento dos Cursos de Mestrado (Deliberação 03/CUN/2003) conferindo 120 créditos académicos.
- Objectivos do Curso
O Mestrado em Produção Animal pretende transmitir conhecimento, instrumentos de análise e capacidade de intervenção nas áreas relacionadas com a produção animal. Em particular, objectiva capacitar os profissionais para identificar os pontos críticos nas cadeias de valor e definir soluções para as diferentes espécies nos diferentes sistemas produtivos.
- Competências Especíicas
Constituem competências específicas do graduado em Mestrado de Produção Animal, as seguintes:
- Elaborar e executar programas de alimentação, reprodução, controlo sanitário e controlo produtivo, visando maximizar o potencial genético dos animais e a rentabilidade das explorações pecuárias.
- Aplicar boas práticas de produção visando o bem-estar dos animais, a qualidade e segurança dos produtos pecuários e a preservação do ambiente.
- Planear programas de melhoramento genético animal, visando a preservação dos recursos genéticos e o aumento da produtividade.
- Desenvolver, executar e assessorar programas, projectos e actividades de ensino, pesquisa e extensão rural.
- Desenhar e avaliar projectos, promover a divulgação e comercialização dos produtos agropecuários.
- Perfil ocupacional do graduado
Os mestres em Produção Animal podem desenvolver actividades nas seguintes áreas de trabalho:
- Produção animal
- Indústrias agropecuárias
- Indústrias agroalimentares
- Consultoria e auditoria
- Planeamento e projectos
- Investigação científica
- Ensino
- Administração pública
- Público -Alvo
Podem candidatar-se ao Mestrado em Produção Animal, indivíduos com os seguintes requisitos:
- Titulares do grau de Licenciatura em Medicina Veterinária, Produção Animal, Zootecnia ou Ciência e Tecnologia Animal.
- São critérios cumulativos de selecção:
- Classificação mínima de conclusão do curso de licenciatura de 14 valores ou experiência profissional de relevância para o curso ou exerçam actividade pecuária;
- Resultados da entrevista e da análise dos documentos entregues no acto de candidatura;
- Curriculum Vitae.
- Documentos de Candidatura
Os processo de candidaturas devem ser instruídos com os seguintes documentos:
- Certificado de licenciatura ou equivalente legal :
- Curriculum Vitae;
- Uma carta de recomendação;
- Carta de autorização da entidade empregadora (se aplicável);
- Carta indicando a motivação; e
- Duas fotografias tipo passe.
- Duração do curso
O Mestrado em Produção Animal é leccionado em regime semi-presencial, em quatro semestres lectivos de 20 semanas cada, sendo dois dedicados as unidades curriculares e dois a elaboração e defesa da dissertação.
- Idioma
Português
- Regime de estudo
As aulas presenciais serão leccionadas na Faculdade de Veterinária, durante 5 semanas em cada semestre e as aulas semi-presenciais serão leccionadas com apoio da plataforma de ensino a distância em uso na UEM.